DIREÇÃO

Senhor Padre António Correia Martins

Nascimento e Formação


O Senhor Padre António Correia Martins nasceu a 26 de Agosto de 1927 na freguesia de Trofa do Vouga-Mourisca, em cuja igreja foi batizado a 11 de Setembro daquele ano.

Filho do casal católico Inácio Cirreua Martins e Diamantina da Silva Saraiva, viria a fazer, aos 12 anos de idade, a sua Primeira Comunhão na Igreja da Trofa.

Os seus primeiros estudos decorreram na Escola Primária de S. Sebastião, em Mourisca do Vouga, tendo feito o exame da 4º classe na Escola Primária de Águeda.

De 1941 a 1942 frequentou o Seminário Salesiano de Mogofores; de 1942 a 1945 o Seminário de Poiares da Régua; o Seminário de Santa Joana, em Aveiro de 1945 a 1949 e, por fim, o Seminário dos Olivais, em Lisboa, até 1953.

A 29 de Junho de 1953, na Sé Catedral de Aveiro, foi ordenado Sacerdote, sendo Ministro o Arcebispo, Bispo da Diocese de Aveiro, D. João Evangelista de Lima Vidal. A sua Missa Nova foi celebrada a 5 de Julho desse mesmo ano, na Igreja de São Salvador, em Trofa do Vouga.



O Padre, O Homem e Ouca


O Senhor Padre António Correia Martins, como Pároco da freguesia de Ouca, foi sempre justamente apontado como exemplar! Muito competente, respeitador, dedicado, preocupado com o bem-estar espiritual e material de toda a gente, em suma, é apontado como um Sacerdote de excepção e um Homem Bom e quase insubstituível na freguesia.

Desenvolveu uma notável atividade em vários setores, tendo sempre em conta os mais desfavorecidos e sendo, segundo as palavras do Poeta Frencisco dos Santos, "absolutamente incapaz de pronunciar a palavra NÃO"...

Construiu a nova Igreja, com a ajuda da população e dos imigrantes, e o salão paroquial com a ajuda do Sr. Manuel Simões Capão, já falecido.

Surgiu-lhe então, a ideia de construir um Lar e, para tal começou a angariar fundos. Viajou até à Venezuela, Canadá Estados Unidos, e Brasil, onde foi muito bem acolhido pelos imigrantes Portugueses.

Sempre solitário, empreendedor, lutador, e entusiasta, faz nascer em Ouca, em 1984, O Lar de São Martinho, Lar que, desde a sua criação, tem conseguido dar resposta às necessidades da população mais idosa da região e é apontado pelos inúmeros visitantes, nomeadamente o Porta Anibal Nobre (atento visitante, por força da sua actividade profissional, de mais de uma centena de Lares de Idosos em todo o país), como "um Lar exemplar e um autêntico paríso se comparado aos demais...".

Para além de cumprir de modo exemplar as funções para qual foi criado, o Lar de São Martinho tem desempenhado também um papel importante em diversas outras atividades como sejam ações de apoio domiciliário, Centro de Dia, alimentação à pré-escola, A.T.L, formação profissional, aulas de ensino recorrente, etc.

O Senhor Padre António foi, é e será sempre, um Homem Bom, com os olhos sempre postos no Bem e no Futuro!