Avançar para o conteúdo

História

O Centro Social e Bem Estar de Ouca (C.S.B.E.O.), é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, com sede na freguesia de Ouca, concelho de Vagos.

Como fundador da Instituição tem o seu reverendo Reitor Padre António Correia Martins, que obtém a legalização em 1983. A 8 de Dezembro de 1984 iniciou a sua atividade para dar resposta aos inúmeros problemas que afetavam a população idosa.

Inicialmente foi celebrado em 1984 um Acordo de Cooperação com o Centro Regional de Segurança Social do Centro – Serviço Sub-regional de Aveiro, para a valência “Lar de Idosos”, contemplando 40 pessoas. 

Atendendo que o número de pedidos aumentava de dia para dia, foi feito um alargamento das instalações que permitiu ao Centro apoiar mais 30 utentes. Deste modo, o Acordo com o Centro Regional passou a apoiar um total de 70 utentes.

Desde a sua criação que o Centro se foi afirmando cada vez mais como um espaço de promoção da vida comunitária de interligação com as pessoas e os serviços existentes, criando um suporte de apoio aos mais desfavorecidos e necessitados.

Sendo um dos seus objetivos, o desenvolvimento integrado da comunidade local, o Centro congregou esforços no sentido de dar o seu apoio a novas áreas de intervenção:

– Assim, em janeiro de 2000 é alargado o apoio à família e à comunidade com a criação da resposta social, Serviço de Apoio Domiciliário.

O acordo de Cooperação foi celebrado com o Centro Regional de Segurança Social de Aveiro para 30 utentes.

Num protocolo assinado com a Câmara Municipal de Vagos, em janeiro de 2001 passa a participar no Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação da Rede Pré-escolar de Ouca. Essa participação concretiza-se no apoio às componentes socioeducativas da Refeição e Complemento de Horário.

Em setembro de 2002, o Centro reforça a sua atuação no âmbito da Ação Social com a criação de uma nova valência – O Centro de Atividades de Tempos Livres – A.T.L., para crianças do 1º Ciclo da Freguesia de Ouca.

Desde setembro de 2006 que passou a colaborar com o Programa de Generalização do Ensino de Inglês e de outras atividades de Enriquecimento Curricular no 1ºCiclo do ensino Básico de Ouca.

Missão

É missão do Centro social e Bem Estar de Ouca contribuir para a melhoria contínua da qualidade de vida da população envolvente, através da prestação de serviços de excelência a nível da área social e da educação.

Valores

Equidade – promover a todos a igualdade no acesso aos cuidados independentemente da condição social, económica ou religiosa.

Dedicação – acolher quem usufrui dos nossos serviços com atenção, cuidado e afetividade.

Respeito – Reconhecer, aceitar, apreciar o utente, respeitando as crenças e valores, tratando-o da forma como gostaríamos de ser tratados.

Comprimisso – executar as tarefas com rigor, dedicação e profissionalismo.

Visão

O Centro Social e Bem Estar de Ouca pretende ser uma instituição atenta e preocupada com o desenvolvimento social, com a promoçao de respostas sociais adequadas às necessidades sentidas pela comunidade, proporcionando convivências intergeracionais.